The Elder Scrolls V: Skyrim é um RPG eletrônico desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks. É o quinto jogo da série The Elder Scrolls, seguindo The Elder Scrolls IV: Oblivion. Foi lançado em 11 de novembro de 2011 para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. É o primeiro jogo ocidental da história a receber 40/40 (nota máxima) na conceituada revista japonesa Famitsu. O Jogo Conseguiu três prêmios no VGA 2011, incluindo melhor jogo do ano.[1]
Skyrim se passa duzentos anos depois da crise de Oblivion, no ano 201 da quarta era (4E 201) na província de Skyrim, no norte de Tamriel. A província é o lar de um povo bravo chamados de Nords, onde irrompeu uma guerra civil depois que o Alto Rei de Skyrim, Torygg, foi assassinado; um lado quer se separar do Império que agora está em ruinas, o outro lado que permanecer leal. Paralelamente, uma profecia escritas nos Elder Scrolls chega ao seu fim, que predisse o retorno dos dragões, sob o comando de Alduin ("O Destruidor"), Filho Primogênito de Akatosh, o deus nórdico da destruição, que surgiu para destruir o império nórdico e o resto do mundo.
A personagem do jogador começa preso pelos Imperiais, por tentar atravessar a fronteira para Skyrim, e está sendo levado para a execução por decapitação pelo machado de um carrasco em uma cidade sob controle imperial. Mas o jogador é salvo, involuntariamente, pelo dragão deus Alduin, que ataca a cidade. O personagem é um dos últimos "Dovahkiin" (Nascidos do Dragão), que deve derrotar o dragão Alduin para salvar Skyrim da destruição.
A história de The Eldes Scrolls, no geral, foi criada pelo americano Steven Mack, que escreveu os livros que originaram o jogo, um leitor fã de Steven, Jonas Monseford, um produtor de jogos, gostou da série e resolveu dar vida à história nos games, embora todos os jogos terem sidos considerados bons pelas críticas somente no The Elder Scrolls V: Skyrim que a série ganhou fama por sua jogabilidade e história de jogo.
Características novas no Jogo
A lista a seguir contem algumas características novas em relação a edição anterior de The Elder Scrolls:
- O uso do arco não será mais tão fácil, já que leis da física deslocarão as flechas, beirando a realidade.
- O jogo tem cinco escolas de magia.
- Depois de matar um dragão, o jogador será capaz de absorver a sua alma, que lhe permitirá ter uma nova habilidade.
- Qualquer item no inventário pode ser girado, incluindo livros, que agora será feito em 3D.
- O jogador será capaz de mudar de arma durante as batalhas.
- Quando correr de costas (ou correr para trás) ele não vai ter a mesma velocidade que se teria correndo para frente.
- Se a paisagem de Oblivion foi criado primeiramente pelo gerador, no Skyrim, de acordo com os desenvolvedores, todos os elementos da paisagem foram criados a mão: "Cada árvore, cada pedra, cada copo ....
- Se em Oblivion um homem trabalhou na criação das dungeons, em Skyrim houve um grupo de 14 designers.
- Quando você criar uma aparência para o personagem o jogador pode escolher barba, cicatrizes entre muitas outras coisas.
- A edição de colecionador vem com um álbum ilustrado de 200 páginas, com figuras, imagens do jogo, do dragão alduin, rabiscos na língua dos dragões, assim como um disco com o material relacionado com o desenvolvimento do jogo.
- NPC e inimigos, ao fazerem comentários, prestam atenção à raça e equipamentos do jogador.
- Santuários de Bençãos são gratuitos.
- Há apenas três atributos, que são Saúde, Magica e Resistência. Elas não diferem entre as raças e classes, exceto pelos Altmers (Altos Elfos), que possuem 150 pontos de magica.
- Não há signos à escolher no inicio do jogo, mas existem várias Standing Stones espalhadas pelo jogo, que são equivalentes e podem ser alteradas a qualquer momento.
- Além dos baús com capacidades ilimitada, há manequins e racks para por armaduras e armas especificas.
- O nível de dificuldade dos inimigos é determinada quando você entra pela primeira vez na Dungeon ou Fortaleza, mas existe um nível minimo e máximo para cada inimigo.
- Existe apenas uma classe de doenças, logo, uma porção de cura pode curar qualquer e todas as doenças de uma única vez, com exceção de vampirismo e licantropia, que requerem uma quest exclusiva para curar cada uma.
- As recompensas e tesouros são nivelados pelo seu nível. Ou seja, quanto maior seu nível, maior o tesouro encontrado nos baús.
- Os NPCs tem agenda de horários próprios, com hora e dias para ir à capela, trabalhar, dormir e até viajar entre cidades.
- Não é preciso dormir para progredir de nível.
- Conseguir favores de um NPC não depende apenas de sua habilidade em oratoria, mas de quest feitas para o NPC e sua reputação com os guardas de determinada cidade.
- Sua reputação com os guardas é independente em cada cidade.
- Armas, magias e o grito não pode ser usado debaixo d'água.
Após determinadas atualizações (ou updates):
Primeiros DLC, em 7/2/2012
- Creation Kit, para editar e acrescentar conteúdo ao jogo.
- O High-Resolution Texture Pack, é um pacote oficial aumentando a resolução das texturas do jogo, requer um configuração de maquina melhor para rodar perfeitamente.
- E por fim, o Fall of the Space Core, Vol 1, trata-se do Space Core do jogo Portal 2, que o acompanha como um companheiro, esse DLC acrescenta ainda um capacete, duas telas de carregamento e uma animação no Menu de Habilidade.
Update 1.5.24, em 15/3/2012
- Novas animações de execuções foram adicionadas para as finalizações com armas, arcos e magias.
- Adicionado sombra para a grama.
- Novo efeito de transição quando entrar ou sair da água.
Kinect, em 12/04/2012
- O jogo passa a ser compatível com o Kinect, reconhecendo mais de 200 comandos de voz em inglês. Mas apenas no Xbox 360.
Update 1.6.87, em 24/5/2012
- É possível realizar combates com armas, arcos, bestas (Dawnguard) e magias enquanto estiver montado em seu cavalo
Facções
Há três importantes facções politico-religiosas atuando em Skyrim durantes os eventos desta quarta era. Estas três facções têm influencia na história, e, por consequência, nas ações do Dovahkiin. Elas são:
- Os Stormcloak
São Nórdicos que apoiam a libertação e independência de Skyrim da mão de ferro do Império. Pregam que Skyrim deve ser habitada apenas pelos Nórdicos. Seu líder é Ulfric Stormcloak, o Jarl de Windhelm, e que de acordo com a Legião Imperial é o assassino do Grande Rei de Skyrim. Ulfric Stormcloak e seus seguidores acreditam os estrangeiros ferem a cultura nórdica, prejudicando seu modo de vida. Os Stormcloaks tem sua base em Windhelm.
- Legião Imperial
Legionários Imperiais que vieram para Skyrim para por um fim à guerra civil. São fieis ao Império com sede em Cyrodiil e são comandados por General Tullius. Ainda são muitos numerosos em Skyrim, vencendo em número de membros qualquer outra facção ou guilda. Mas hoje são apenas uma sombra do que já foram, perdendo muito em poder e gloria. Diferente dos Stormcloaks, defendem a entrada de estrangeiros em Skyrim e acreditam que Ulfric Stormcloak é um assassino desejando poder. Sua base em Skyrim está fixada em Solitude.
- Os Thalmors
São os embaixadores da Aldmeri Dominion em Skyrim. Se consideram a raça mais importante de Tamriel. Proibiram a adoração ao deus Talos em Skyrim e pretendem derrubar o Império. A Thalmor é mal vista tanto pelo Império quanto pelos Stormcloaks.
Raças
Em The Elder Scroll V: Skyrim há 10 raças jogáveis, sendo 4 raças elficas, 4 raças humanas e 2 raças antropomórficas.
As raças são:
- Altmer (Alto Elfos, naturais de Summerset Isles)
- Bosmer (Elfos de Florestas, naturais de Valenwood)
- Dunmer (Elfos Escuros, naturais de Morrowind)
- Orsimer (Orcs, naturais das montanhas Wrothgarian e montanhas dragontail, em High Rock, Hammerfel e parte de Skyrim)
- Humanos
- Bretões (Humanos/Elfos (Manmer), naturais de High Rock)
- Imperiais (Humanos, naturais de Cyrodiil)
- Nórdicos (Humanos, naturais de Skyrim)
- Redguards (Humanos, naturais de Hammerfell)
- Raças Antropomórficas
- Argonianos (Répteis, naturais de Black Marsh)
- Khajiits (Félinos, naturais de Elsweyr)
- Não jogáveis
- Falmer (Elfos da Neve, naturais de Skyrim)
- Dwemer (Elfos do Abismo, provavelmente naturais de Morrowind)
- Dremora (Daedras, naturais do plano de Oblivion)
Sinopse
[editar]Enredo
Skyrim não é uma sequência direta de Oblivion; ao invés disso, é um novo capítulo na série The Elder Scrolls, se passando duzentos anos depois dos eventos de Oblivion.[15] Na premissa de Skyrim, o Império começa a ceder territórios para as nações Élficas uma vez governadas, porque não há nenhum herdeiro para o trono do Imperador. Os Blades não tem ninguém para defender, e gradualmente morreram, foram assassinados ou se isolaram do resto do mundo.[15] Depois do assassinato do Rei de Skyrim, uma guerra civil irrompe entre as raças nativas Nord—sendo a maioria aqueles que desejavam que Skyrim se separe do Império, e o resto sendo aqueles que desejam que Skyrim permaneça no Império.[16]
Como os jogos Elder Scrolls anteriores, Skyrim começa com o personagem do jogador como um prisioneiro desconhecido, condenado por um crime que ninguém lhe diz qual foi. Tendo que enfrentar, nesse novo capitulo da série, [16] Alduin. Alduin foi, em tempos remotos, o líder dos dragões que dominavam o mundo e escravizavam todos os seres humanos, até que um dia foi derrotado por nórdicos, depois da derrota de Alduin, os outros dragões começaram a serem mortos, isso, muito tempo antes da historia que o jogador vive em Skyrim. O personagem do jogador é o último Dovahkiin (Nascido do Dragão), um caçador de dragões ungido pelos deuses para ajudar a afastar a ameaça que Alduin representa para Skyrim e Tamriel. Ajudando o jogador está Esbern (dublado por Max von Sydow) e Delphine talvez os últimos Blades vivos.[15]
[editar]Cenário
O mundo de jogo de Skyrim é a província de Skyrim. É a província do norte de Tamriel, o continente onde todos os jogos da série se passaram. Skyrim é praticamente do mesmo tamanho que Cyrodiil, o mundo de jogo de Oblivion,[17] que tem 41 quilômetros quadrados em área. Em Skyrim há cinco grandes cidades, maiores que as cidades de Cyrodiil, como também pequenos vilarejos e expansões selvagens. Muito da topografia de Skyrim é montanhosa, e dragões são frequentemente encontrados ao se explorar as regiões selvagens. Há mais de 150 dragões espalhados por toda Skyrim, e quando o jogador entra em um calabouço pela primeira vez, os monstros do local se travam ao nível do jogador permanentemente, mesmo se visitados depois com um nível mais alto. Viagens rápidas é um aspecto que retorna, permitindo que o jogador viaje instantaneamente para qualquer locação marcada que foi anteriormente visitada.[18]
[editar]Geografia
A província de Skyrim faz fronteira ao sul com Cyrodiil, no leste com Morrowind e ao norte com o mar. Há basicamente três tipos de terrenos em Skyrim, que são: Tundras,florestas e neve. Skyrim é divido em domínios, cada qual tem suas próprias leis, obedecendo também às ordens da capital da província, que, por sua vez, deveria estar sujeito às leis do Império de Tamriel, na dinastia Septim — pós Cirodiil. Em cada província há um Jarl, a autoridade administrativa local de cada domínio. Há carruagens que podem ser usadas, por um preço, para ir de um domínio ao outro.
[editar]Tipos de terrenos
- Tundra: Abrange as províncias de Whiterun Hold e The Reach, no centro e oeste do país.
- Tundra vulcânica: Apenas a província de Easthmarch, ao leste.
- Tundra pantanosa: Hjaalmarch e parte de Haafingar.
- Neve: Províncias ao norte, The Pale, Winterhold e parte de Haafingar.
- Floresta de Pinus (Pinho): Apenas em Falkreath, ao sul.
- Floresta outonal: Apenas a província de Rift, no extremo sudeste.
[editar]Domínios
- Whiterun Hold: Localizado no centro da província de Skyrim e faz fronteira com todos os domínios de Skyrim, exceto com as províncias de Winterhold e Haafingar. Whiterun tem o terreno de tundra, por isso é habitado por gigantes e mamutes. É nesta região que o jogador começa.
- Whinterun é a capital da província, onde fica o Jarl Balgruuf, o Grande, que é o governador da província, é a maior cidade de Skyrim e é lar dos Companions.
- Rorikstead é uma pequena fazenda que prospera com sua paz.
- Riverwood é um pequeno vilarejo nas sombras da montanha "A Garganta do Mundo".
- Ivarstead é outro vilarejo menor do outro lado da Garganta do Mundo, fica próximo ao The Rift.
- Eastmarch: Fica na direção leste de Skyrim, é um domínio cuja região é vulcânica e uma das mais antigas da província.
- Windhelm Uma das maiores cidades de Skyrim. Há na cidade o Palácio dos Reis, onde Jarl Ulfric Stormcloak administra o hold, os Elfos Negros tem bastante presença em Windhelm devido à fronteira que o hold faz com Morrowind, que foi devastada pela erupção da Montanha Vermelha.
- The Rift: O domínio fica no extremo sudeste de Skyrim. Tem uma aparência bonita devido as árvores outonais e é cercado por muitas montanhas.
- Riften, a maior cidade do domínio, sede da Thieves Guild e sofre com a corrupção e com os ladrões, Jarl Laila-Law Giver é manipulada por sua própria conselheira e por Maven Black-Briar, que possuí o verdadeiro controle de Riften e de todo o hold.
- Shor' Stone, uma pequena comunidade mineradora.
- Falkreath Hold: A província mais verde de Skyrim, apesar de ter uma aparência sombria, fica ao sul.
- Falkreath é hoje um gigante cemitério. Todas as tendas e tavernas têm nomes fúnebres. Faz fronteira com Cyrodiil.
- The Reach: Antiga região dos Elfos do Abismo (Dwemers), fica ao oeste de Skyrim fazendo fronteira com Hammerfall e High Rock, esta província tem uma cordilheira e é pouco habitada. Antigos Bretões nativos que se intitulam "Forsworn" pretendem adquirir o controle do The Reach e expulsar os Nords do lugar, para isso cometem assassinatos e infiltrações.
- Markarth foi construída sobre antigas ruínas Dwemer, como capital do The Reach, tem sofrido violência por parte da Forsworn e abriga diversos espiões da mesma, Ciddha Mine é a "prisão mais segura de Skyrim" e se localiza em Markarth. Assim como o The Reach, Markarth é praticamente controlada pela família Silver-Blood, equivalente aos Black-Briars de Riften
- Haafingar: Localizado ao noroeste de Skyrim, região muito fria e com dois tipos de terrenos, sendo ao sul da província tundra pantanosa e ao norte neve. è bem banhado pelo mar do norte.
- Solitude é a capital de Skyrim, assim como base do Império e lar do Grande Rei de Skyrim, Solitude também é a capital comercial da nação, uma vez que diversos navios movimentam-se nas docas em virtude da East Empire Company, a poderosa companhia de navegação. Solitude se localiza em um arco natural.
- Dragon Bridge é uma pequena comunidade perto de Solitude.
- The Pale: Assim como Winterhold, é um domínio coberto por neve. Fica na direção centro-nordeste, entre Whinterun e Winterhold, mas se estendendo até a costa ao norte, e faz fronteira com Eastmarch e Hjaalmarch.
- Dawnstar é uma cidade pequena costeira e distante, com fortes tempestades de neve. É a capital de The Pale e seus moradores sofrem com os pesadelos causados pela Príncipe Daedric Vaermina.
- Winterhold: Província gelada, com constantes tempestades, na direção nordeste. Fica depois de The Pale e foi a primeira região que os antigos Nedes (ancestrais dos Nords) pisaram após deixarem Atmora.
- Winterhold, uma cidade conhecida pelo Colégio de Winterhold, foi destruída quando o Mar dos Fantasmas "praticamente ganhou vida e destruiu a cidade", Jarl Korir diz que este incidente foi culpa do Colégio de Winterhold, por isso os odeia tanto. Winterhold é isolada e tão pequena que vilarejos são maiores que ela.
- Hjaalmarch: Província com terreno de tundra pantanosa. Fica no centro-noroeste, entre os domínios Whinterun, The Pale, Haafingar e The Reach.
- Morthal Capital de Hjaalmarch, seus moradores sofrem com os perigos que rodeiam o hold à noite (bandidos, necromantes e até vampiros), Jarl Idgrod Ravencrone é desprezada pelo povo por não atender suas necessidades, pois além de um misterioso mago chamado Falion ter chegado na cidade sem motivo aparente existe uma conspiração dos vampiros para escravizar a cidade e torna-la uma fonte infinita de sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário